Governo de Minas lança em Montes Claros o programa Filhos de Minas para combater mortalidade materno-infantil

A iniciativa concede um kit completo às mães que fazem o pré-natal, incentivando a realização e a atualização da caderneta de vacinação das gestantes.
Imagem: Gil Leonardi/ Imprensa MG

O Governo de Minas lançou oficialmente nesta segunda-feira (26/5), em Montes Claros, no Norte do estado, o programa Filhos de Minas. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), tem como foco principal reduzir a mortalidade materno-infantil incentivando a realização do pré-natal completo e a atualização da caderneta de vacinação das gestantes.

A ação foi conduzida pelo vice-governador Mateus Simões, que esteve na cidade ao lado da presidente do Servas-MG, Christiana Renault. Durante o encontro, eles conversaram com gestantes beneficiadas pelo programa e reforçaram a importância do cuidado com a saúde desde o início da gestação.

“O programa concede um kit completo às mães que fazem o pré-natal. Estamos fazendo isso porque os dados mostram que, quando o pré-natal é feito, o risco de morte infantil cai pela metade”, explicou Simões.


Imagem: Gil Leonardi/ Imprensa MG

Os kits enxoval são destinados às gestantes em situação de vulnerabilidade social e incluem 14 itens básicos para o bebê, como roupas, toalha com capuz, cobertor e bolsa. Para receber o benefício, a gestante precisa estar cadastrada no Bolsa Família, ter realizado pelo menos cinco consultas até a 28ª semana (ou sete consultas durante toda a gestação) e estar com a vacinação em dia. O acompanhamento deve começar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Ao todo, o Governo de Minas vai distribuir 38,7 mil kits em 2025, com um investimento de R$ 12,5 milhões. A adesão ao programa já foi feita por 839 municípios.

A iniciativa integra um conjunto de ações do estado voltadas à saúde materno-infantil e está alinhada às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A expectativa é contribuir para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil, tanto no Brasil quanto globalmente.

Minas Gerais também tem ampliado o alcance da Atenção Primária à Saúde. Neste ano, 665 cidades alcançaram 100% de cobertura, e a meta é que todas as 853 estejam cobertas até 2026. Desde 2021, foram destinados mais de R$ 900 milhões para melhorias na estrutura física da rede, como manutenção e construção de UBS.

“O pré-natal é o momento de cuidar da gestante e do bebê. Com o Filhos de Minas, o estado quer garantir que nenhuma mãe fique sem assistência e que os bebês cheguem ao mundo com mais proteção e dignidade”, finalizou o vice-governador.

Imagem: Gil Leonardi/ Imprensa MG