Minas aplica segundo teste de redação para o Enem com correção por Inteligência Artificial

Cerca de 700 mil estudantes devem participar do teste, que simula as condições reais do Enem com o objetivo de familiarizar os alunos com a estrutura e exigências da prova de redação.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realiza nesta quarta-feira (21/5) o segundo teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação, desenvolvida em parceria com a editora Estudo Play, é direcionada aos estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.

Cerca de 700 mil estudantes devem participar do teste, que simula as condições reais do Enem com o objetivo de familiarizar os alunos com a estrutura e exigências da prova de redação. A iniciativa faz parte da estratégia do governo estadual para fortalecer a preparação dos alunos para o exame nacional.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a aplicação vai além da preparação. “Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o e necessário para que todos evoluam”, destacou.


Formato do teste

Os estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão redações no gênero dissertativo-argumentativo. Já os alunos do 1º ano do ensino médio e do 1º período da EJA produzirão textos no gênero carta argumentativa. O teste seguirá o mesmo modelo aplicado no Enem, com fornecimento de três folhas: uma com os textos motivadores e o tema, uma para rascunho e outra para a versão final.

A correção será feita por meio de Inteligência Artificial, a partir da digitalização das redações manuscritas em formato JPEG. O sistema avalia os textos com base nas cinco competências exigidas no Enem, oferecendo um retorno rápido e padronizado. A plataforma utilizada foi ajustada para avaliar corretamente os diferentes gêneros textuais conforme a série do aluno.

Resultados do primeiro teste

Os resultados da primeira aplicação do teste já estão disponíveis na plataforma Enem MG. As redações dissertativo-argumentativas foram divulgadas em 23 de abril, enquanto as cartas argumentativas tiveram seus resultados liberados em 7 de maio.

Plataforma Enem MG

Criada para aprimorar a preparação dos estudantes da rede estadual, a plataforma Enem MG utiliza tecnologia de ponta e Inteligência Artificial. Além de corrigir automaticamente as redações, oferece trilhas personalizadas de estudo e e pedagógico. Em parceria com a Britannica Education, a plataforma disponibiliza conteúdos alinhados às exigências do Enem.

Em 2024, a ferramenta registrou mais de 600 mil redações corrigidas, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados na rede estadual.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de agens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.