Bombeiros controlam fogo em pastagem seca que avançava sobre área residencial em Januária

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 0,7 hectares de vegetação foram destruídos e aproximadamente 200 litros de água foram utilizados na operação.
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Na tarde deste domingo (18), uma equipe do 8º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Januária atendeu a uma ocorrência de incêndio em vegetação em área urbana não protegida, no bairro Jatobá. As chamas, que se espalharam rapidamente por uma pastagem seca, colocaram em risco as residências próximas.

Ao chegarem ao local, os militares encontraram parte da área já consumida pelo fogo, com diversos focos ainda ativos. A equipe iniciou o combate utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bombas costais, abafadores, sopradores e o mangotinho da viatura, realizando o reconhecimento da área e, em seguida, o rescaldo para evitar a reignição.

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 0,7 hectares de vegetação foram destruídos e aproximadamente 200 litros de água foram utilizados na operação. As causas do incêndio não foram identificadas. Os moradores da região foram orientados a permanecer atentos e acionar o número 193 em caso de qualquer novo foco próximo às residências.


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça que a prevenção ainda é a principal forma de evitar tragédias. A população é orientada a não utilizar fogo para limpeza de terrenos e a não queimar nenhum tipo de material próximo a áreas de risco, principalmente durante o período seco, quando os focos de incêndio se alastram com maior facilidade.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de agens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.