Minas Gerais está em alerta. Nos próximos dez dias, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, de acordo com o Instituto de Meteorologia MetSul, há previsão de chuvas intensas, podendo alagamentos, inundações e deslizamentos de terra no Estado.
O comunicado, emitido nessa terça-feira (28), pelo Instituto de Meteorologia MetSul, destaca risco maior para as regiões Central, Sul e Triângulo Mineiro durante os próximos temporais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva pode variar entre 200 e 400 milímetros no período. Em comparação, a média histórica de chuva para janeiro em Belo Horizonte, capital mineira, é de 330,9 milímetros.
Ainda de acordo com o alerta do MetSul, os temporais podem resultar em alagamentos, inundações, cheias de rios, além de deslizamentos de terra. Os cidadãos devem ficar atentos e tomar alguns cuidados durante o período chuvoso.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados durante as tempestades:
- Mantenha distância de muros e cercas – eles podem desabar.
- Não se aproxime de postes para evitar choques nem toque em cercas de arame, portões metálicos, barras e outras estruturas metálicas.
- No ponto de ônibus, tente ficar sentado com os pés suspensos para evitar contato com o solo. Mas se possível, procure um lugar mais seguro e coberto.
- NÃO PROCURE abrigo debaixo de árvores – elas podem atrair raios ou cair com a força dos ventos.
- Saia de locais abertos antes da chuva começar, como praias, campos de futebol, parques, e etc. por causa do risco de descargas elétricas
- Sentiu o cabelo arrepiar? Corra pra se proteger. Isso pode ser sinal que um raio deve cair a qualquer momento.
- Fique atento também para postes e árvores inclinados. Com ventos fortes, eles podem colapsar.
- Em caso de enchentes, evite áreas de risco, não atravesse ruas alagadas, afaste-se da eletricidade e, se necessário, chame a Defesa Civil ou os Bombeiros.
Se precisar de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
