Inovar nem sempre é fácil, mas é necessário. O empreendedorismo no Brasil se mostrou em constante crescimento em 2021, mesmo em meio a uma grande crise de pandemia mundial.
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2021, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, os pequenos negócios continuam desempenhando um importante papel na economia do país. A pesquisa afirma que o Brasil ocupa a quinta posição, em um ranking que avalia a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), entre 47 nações.
Segundo o Sebrae Minas, Montes Claros fechou 2022 com 32.232 formalizações de microempreendedores individuais. O ramo da beleza tem crescido e os empreendedores apostam em uma boa gestão para conseguir atrair a clientela. O Instituto GfK, mostrou que o Brasil é o segundo país, dentre 22, que mais gasta tempo com cuidados de beleza e aparência.

Tarcísio Mota, de 32 anos, é cabelereiro, designer de sobrancelha e esteticista. O profissional afirma que o mercado vem crescendo, porém quando se trata de beleza e estética, as pessoas buscam novas experiências e profissionais qualificados.
“O mercado da beleza vem crescendo muito nos últimos anos, e com isso, as pessoas estão buscando novas experiências com profissionais qualificados e que estão antenados a buscar novas técnicas. Com os atendimentos, buscamos valorizar a beleza e elevar a auto estima dos clientes em um nível que o mesmo reconheça sua melhor versão”, disse.

Outro empreendedor do ramo da beleza é Menderson Ribeiro. Um diferencial para atrair novos clientes foi à aquisição de um aplicativo (App). Com o app, o cliente ou a ter mais autonomia no agendamento dos serviços, além de praticidade e informação.

“É um diferencial muito grande, pois com o aplicativo concedemos a oportunidade do cliente agendar seu próprio horário com mais praticidade, além de escolher qual serviço deseja aqui no salão”, disse.
No estabelecimento de Menderson, os clientes podem assistir filmes e jogos, além de desfrutar um espaço climatizado. O cabelereiro destaca que ter um ambiente adequado para receber os clientes é primordial.

“Eu proporciono aos meus clientes uma melhor experiência. Assim consigo fidelizar cada um e oferecer um espaço onde eles possam sentir bem”, destacou.
Tarcísio trabalha no ramo da beleza há seis anos. Além de cabeleireiro, ele é esteticista – profissional que promove a beleza e o bem-estar das pessoas, utilizando técnicas e procedimentos no rosto, no cabelo e no corpo de seus clientes. O empreendedor acredita que trabalhar com toda essa vertente da beleza é um diferencial.

“A princípio entrei na área para atender o público masculino, porém ao decorrer dos anos, a demanda natural do público feminino começou a procurar, e a partir disso, comecei a me especializar para atender todas as demandas. Isso virou um diferencial, pois os clientes encontram todos os procedimentos em um só local, de forma que facilita a logística para eles”, disse.
A a e gestora financeira Ana Paula e Silva, destacou como a tecnologia é uma ferramenta essencial para o sucesso do empreendedor.
“O empreendedor também pode e deve utilizar a tecnologia para cuidar de cada etapa do seu negócio, como aplicar métodos on-line de pesquisa de mercado, definir o seu publico alvo de trabalho, impulsionar a comercialização de produtos e serviços através de grandes vitrines mundiais como redes sociais e e-comerces, além de trazer a facilidade de pagamento. Sendo assim, o papel da tecnologia para o empreendedorismo é fundamental para quem quer entrar ou se manter no mercado para manter-se atualizado e conquistar cada vez mais vendas e cativar clientes”, enfatiza.