Fábio se despede do cruzeiro após 17 anos: “Lutei, insisti e tentei, infelizmente em vão!”

  Esta quinta-feira (6) amanheceu cinza para a nação celeste. Após 17 anos ajudando a construir a história do Cruzeiro, o goleiro Fábio, de 41 anos, anunciou na noite desta quarta-feira (5) que não permanecerá na Raposa para a próxima temporada. O Cruzeiro confirmou a saída. Fábio vestiu oficialmente a camisa azul em 4 de […]
Fábio se despede do Cruzeiro — Foto: Reprodução/Instagram

 

Esta quinta-feira (6) amanheceu cinza para a nação celeste. Após 17 anos ajudando a construir a história do Cruzeiro, o goleiro Fábio, de 41 anos, anunciou na noite desta quarta-feira (5) que não permanecerá na Raposa para a próxima temporada. O Cruzeiro confirmou a saída.

Fábio vestiu oficialmente a camisa azul em 4 de março de 2000 em duas agens, e a partir de 2005 onde está até então. Ele chegou aos 976 jogos, próximo de completar mil jogos defendendo o time, tornando-se o atleta que mais entrou em campo em toda a história celestial, faltariam apenas 24 partidas para ele atingir a marca.


“Lembro da primeira vez que entrei no Mineirão, contra um time do Rio de Janeiro, o Universal. Foi marcante para mim, foi muito importante. Dentro do Mineirão, em um amistoso, em que, se não me engano, tive a oportunidade de entrar no segundo tempo, acho que nem comecei jogando. Mas foi importante e foi o primeiro o. Depois várias coisas aconteceram, fui emprestado para o Vasco, me compraram e tive a oportunidade de retornar ao Cruzeiro” recordou-se Fábio, em 27 de julho de 2011, quando completou 400 jogos pelo Cruzeiro.

O maior ídolo dos últimos tempos já havia renovado o seu contrato no fim de 2021 para mais uma temporada, porém com a nova gestão, todos os acordos estão sendo revisados para atender um teto salarial do clube. Em nota, Fábio destacou que aceitaria reduzir o salário de R$ 350 mensal, mas que a nova istração ligada ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (90%)de Ronaldo Fenômeno, “não lhe deu mais essa opção”.

“Tentei com todo meu coração permanecer no Cruzeiro. Meu desejo é permanecer até dezembro de 2022. A renovação do meu contrato foi acertada com o clube, através do presidente Sérgio Rodrigues em novembro de 2021, que inclusive anunciou publicamente, faltando apenas as s dos documentos negociados. Mas esta nova istração não me deu mais esta opção. Quero deixar claro que aceitaria a readequação ao novo teto salarial, mas essa nova istração também não me deu essa opção”, afirmou Fábio.

Torcedores foram as redes sociais do clube com mensagens de decepção e revolta devido à notícia. Valdomiro Pereira, é apaixonado pelo Cruzeiro há mais de 40 anos, para ele foi uma surpresa a saída do ídolo e deseja que a nova istração faça um bom trabalho para não colocar os cruzeirenses contra o clube.

“Foi uma surpresa muito grande e desagradável para nós torcedores fanáticos a saída do Fábio, nosso grande ídolo. Esperamos que de fato esta nova gestão do Ronaldinho faça um excelente trabalho e preste as devidas homenagens ao Fábio, pois ele merece por toda a trajetória e conquistas frente ao Cruzeiro. A história que ele escreveu honrando nossa camisa, jamais será esquecida”, diz.

Cruzeiro

O posicionamento do clube sobre a saída de Fábio não veio por meio de nota oficial, mas em postagens nas redes sociais do time celeste, que celebrou os anos do goleiro, que, em duas agens, 2000, e de 2005 em diante, fez história com a camisa cruzeirense. Torcedores indicaram revolta prometendo cancelar o sócio-torcedor como forma de protestar pela saída do ídolo.

 

TRAJETÓRIA

Estreia: 4 de março de 2000

Cruzeiro 2 x 0 Universal-RJ – Mineirão – amistoso

Despedida: 25 de novembro de 2021

Cruzeiro 0 x 0 Náutico – Mineirão – 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

 

JOGOS: 976

Vitórias: 491

Empates: 232

Derrotas: 253

 

TÍTULOS: 13

Campeonato Brasileiro: 2 (2013 e 2014)

Copa do Brasil: 3 (2000, 2017 e 2018)

Campeonato Mineiro: 7 (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019)

Torneio de Verão do Uruguai: 1 (2009)

CURIOSIDADES

34 pênaltis defendidos

2  troféus de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro

Leila Santos
Jornalista graduada pela Funorte, Leila tem ampla experiência em comunicação, com atuação como editora-chefe, além de agens por TV, assessorias, agências de publicidade e marketing e jornais online. Atualmente, integra o Portal Webterra, unindo técnica, ética e compromisso na produção de conteúdos de qualidade. Leitora assídua e engajada em causas sociais, leva sensibilidade e responsabilidade ao seu trabalho.