O município de Bocaiuva, no Norte de Minas, recebeu quatro respiradores pulmonares, aparelho essencial no tratamento de pacientes com sintomas mais graves da Covid-19, doença causa pelo novo coronavírus.
A medida só foi possível graças a uma parceria entre a prefeitura de Bocaiuva, De acordo com a chefe do executivo municipal, Marisa Alves (MDB), os equipamentos haviam sido recolhidos do Samu e estavam danificados e foram recuperados pela empresa SAGA. “Os equipamentos serão destinados aos 10 leitos de isolamento para tratamento da Covid-19 que estamos montando no nosso hospital municipal”. . Ainda segundo Marisa, o projeto contou com a parceria do instituto Ser (tão) Solidário.
Os respiradores pulmonares, também conhecidos como ventiladores mecânicos, dão e ao paciente com problemas respiratórios graves, sintomas comuns em pessoas infectadas pelo coronavírus. Nesse caso, o paciente é entubado através da boca ou traqueia e o tubo joga o ar direto no pulmão garantindo a respiração.
O Hospital Municipal Doutor Gil Alves, para onde os aparelhos serão enviados é referência para outros cinco municípios da microrregião: Guaraciama, Olhos D’água, Joaquim Felício, Francisco Dumont e Engenheiro Navarro, que juntos tem uma população com cerca de 80 mil habitantes. O hospital atende ainda os transeuntes da BR-135 que corta parte dessas cidades.
Por mês são realizados cerca de cinco mil atendimentos médicos. A unidade é de média complexidade e possui 64 leitos de cirurgia, maternidade, pediatria, enfermaria e de saúde mental. Para o tratamento da Covid-19 foram destinados 10 leitos, remanejados dos já existentes, para tratamento moderado da doença.
Gestores da microrregião buscaram junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) a aplicação de recursos para a readequação da Unidade de Saúde; criação de uma nova área isolada para o tratamento da Covid-19, além da compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que são linha de frente em combate a pandemia.
Até agora, o município de Bocaiuva já notificou 61 casos suspeitos da doença e sete pessoas continuam em isolamento domiciliar. Quatro casos foram descartados por exames laboratoriais e 53 por tempo de isolamento. Nenhum caso da doença foi confirmado.