Mais um dia da Cultura Nerd ignorado em Montes Claros: cultura fake, ações vazias e o descaso institucional

Quem de fato merece todos os aplausos é a galera do GGXP, que realiza neste fim de semana um evento digno da data que celebramos. Neste domingo (25), no Espaço AOB Eventos, o GGXP chega com tudo!
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O que já era ruim conseguiu ficar ainda pior. Ontem, 21 de maio, foi o Dia Municipal do Nerd, uma data oficializada por projeto de lei aprovado em 2023, e mais uma vez… absolutamente nada aconteceu. Nenhuma ação pública. Nenhuma publicação oficial. Nenhum reconhecimento. Silêncio total.

Cadê o calendário cultural?

Em busca de respostas, tentamos contato com a Secretaria de Cultura de Montes Claros para saber sobre o calendário oficial de datas comemorativas da cidade. A resposta? Não existe um calendário específico que contemple essas datas. Isso mesmo: a cidade da “arte e da cultura” sequer possui um registro formal de suas datas culturais.

Enquanto isso, cidades pelo Brasil inteiro comemoram o Dia do Orgulho Nerd (25/05) e outras datas temáticas com ações de respeito, que celebram a diversidade e a força de uma cultura que move bilhões no planeta. E por aqui? Nada.


Shoppings e empresas: infantilização da cultura nerd

Buscamos também o apoio da iniciativa privada. Sugerimos ações simples, como exposições, sorteios, parcerias com cinemas, descontos para quem fosse de cosplay ou com camiseta geek… Mas a resposta veio da forma mais frustrante possível: ações voltadas apenas para crianças.

Não que fazer algo para crianças seja um erro – pelo contrário! É essencial envolver os pequenos na leitura, tecnologia, cultura pop. Mas reduzir a cultura nerd a “criação de máscaras” é empobrecer tudo que ela representa.
A cultura nerd é rica, é multigeracional, é arte, é tecnologia, é cinema, é música, é mercado. Ela não é só infantil.

Fica a pergunta: é mais fácil infantilizar essa cultura do que encará-la com o respeito e a criatividade que ela merece? Dava pra fazer mais (e melhor)!

Não faltam ideias simples e viáveis para tornar a data significativa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Exemplo

• Concurso cosplay com brindes das lojas do shopping
• Descontos em lojas para quem for com camisa de herói
• Sessões especiais nos cinemas
• Exposição de action figures ou artigos geek
• Palestras e bate-papos com criadores de conteúdo da cidade
• Campanhas em redes sociais com o apoio do comércio local

Mas é mais fácil seguir ignorando ou estereotipando essa cultura, não é? Mas tem quem faça acontecer! Felizmente, nem tudo está perdido.

Quem de fato merece todos os aplausos é a galera do GGXP, que realiza neste fim de semana um evento digno da data em que celebramos o Dia do Orgulho Nerd. Neste domingo (25), no Espaço AOB Eventos, o GGXP chega com tudo:

  • Presença de dubladores oficiais do anime One Piece
  • Torneios de games
  • Atrações para todos os públicos
  • Estandes, cosplayers e muito mais!

Essa sim é uma celebração de verdade. Uma ação que entende o que é cultura nerd. Que respeita, acolhe e impulsiona.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Seguimos com resistência (e orgulho nerd). Montes Claros tem sim sua força geek. Ela pulsa nas feiras, nos piqueniques cosplay, nos streamers, podcasts, colecionadores, RPGistas, otakus e criadores de conteúdo.

Somos muitos. Somos diversos. Somos o público que move a maior economia do planeta.

E como já dizia um certo livro nerd muito famoso:

“Don’t Panic!” — não entre em pânico. Pegue sua toalha, vista sua camisa de herói, e celebre conosco o Dia da Cultura Geek, neste domingo, 25 de maio!

Acompanhe nossa cobertura no Instagram e YouTube do canal Nerd Sem Filtro, e hoje, claro, tem programa Nerd Club, às 18h, na Rádio Unimontes 101.1 FM — porque mesmo quando a cultura oficial se cala, nós seguimos falando, fazendo e resistindo.

Feliz Dia do Orgulho Nerd (antecipado)!

E que no domingo (25), a gente mostre mais uma vez que Montes Claros tem, sim, a cultura nerd mais viva de Minas! Viva o GGXP, viva o povo nerd, viva quem não desiste da cultura!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação